Diversidade, respeitar é preciso! Diversidade é preciso!

Somos todos diferentes. Somos todos diversos. Somos culturas, histórias, crenças, etnias, gêneros, corpos, mentes... Diversidade é mistura, é pluralidades, é harmonia, é respeito, é justiça, é pensamento coletivo, é desenvolvimento!

Nem tudo são flores e, por isso, a Antera quer falar mais e entrar na luta pela diversidade. Com essa postagem, demonstramos nosso apoio à diversidade e te convidamos a mergulhar de cabeça nesse tema tão importante!

"A mudança não ocorrerá se esperarmos por outra pessoa ou outro momento. Nós somos os únicos que estamos esperando. Nós somos a mudança que buscamos.” - Barack, Obama

Empreendedorismo Feminino

Empreenda como uma garota! Invista como uma garota!

Para começar nossa reflexão sobre diversidade com o pé direito, vamos falar sobre as mulheres nos negócios?

Segundo dados do Sebrae, as mulheres estão à frente da maioria dos novos empreendimentos abertos no Brasil nos últimos anos. E, quando elas empreendem, a economia é transformada e caminhamos para uma maior igualdade social!

Porém, quando focamos no setor de tecnologia, startups e investimento, essa realidade parece ser bastante diferente e os empreendimentos fundados por mulheres nessa área são em menor número e recebem significativamente menos capital. 

 

Inclusão é o caminho!

A diversidade de gênero, de raça e de pessoas com deficiência (PcD) é necessária para a construção de um mundo mais justo e igualitário.

No contexto da diversidade, uma série de conceitos carrega muitos significados! Mas, afinal, por que a inclusão é o caminho?

Segundo o blog Eureca, há diferenças significativas entre exclusão, segregação, integração e inclusão:

Na fase da exclusão nenhuma atenção é provida aos grupos minorizados (por conta de seu gênero, raça, deficiência ou qualquer outra condição tida como diferente).

No nível da segregação, as pessoas são distanciadas da sociedade e da família, geralmente atendidas em instituições específicas, e têm pouco ou nenhum controle sobre a qualidade da atenção recebida.

Na integração, as organizações começam a inserir times diversos em quase todas as áreas, mas sem alterar a estrutura e/ou cultura da empresa. Ou seja, uma mulher pode fazer parte de um setor majoritariamente masculino, mas é ela que deve se adaptar ao ambiente, e não o contrário.

E, por fim, a inclusão! Com o avanço da sociedade e a luta pelo respeito à diversidade em todo o mundo, a inclusão representa a busca por um mundo que possa atender a todos, sem rótulos e sem classificações discriminatórias. 

 

Diversidade etária também é preciso!

Habilidade, força de trabalho, criatividade e potencial empreendedor não tem idade!

Você sabia que ainda há uma barreira invisível para contratar pessoas com menos de 25 anos ou mais de 50 anos? Os profissionais que possuem menos de 17 anos ou mais de 51 anos são os que mais sentem dificuldade para conseguir um emprego (Mindsight).

O estudo Oldiversity, realizado pelo Grupo Croma, identificou que 82% dos entrevistados afirmam que as empresas contratantes têm preconceito contra pessoas mais velhas. No Brasil, o número de desempregados com mais de 40 anos dobrou nos últimos anos.

E os mais jovens não têm facilidades! Muitas das vagas oferecidas exigem experiência para ingressar no primeiro emprego e são poucas as vagas disponíveis que se oferecem para ensinar ao invés de apenas cobrar desempenho.

Mas, a maturidade faz bem ao empreendedorismo! De acordo com o Massachusetts Institute of Technology (MIT), o cenário empreendedor se beneficia com a experiência e as pessoas com 45 anos são as novas pessoas com 25 anos. Os dados registrados são de mais de 2,5 milhões de empreendedores que fundaram empresas nos Estados Unidos desde a década de 1970. Em todos os setores empresariais, a idade média dos empreendedores era de 42 anos.

E nós concordamos com Ary Plonski quando disse “o que é comum entre empreendedores inovadores não é a faixa etária, e sim o forte desejo de realização, de mudar a realidade”. E isso ocorre em todas as idades! 

Leitura Complementar

Para compor nossa reflexão, separamos algumas leituras interessantes sobre o tema, e esperamos que elas provoquem questionamentos e gerem novas atitudes:

Slide
Antera

Inscreva-se em nossa newsletter


Nos conte o seu nome :)
Acho que existe algo errado em seu e-mail.
Invalid Input

FALE CONOSCO


  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

REDES SOCIAIS



2022 © Antera Gestão de Recursos - Todos os direitos reservados.