Antera - Nossa história

Em 2022, a Antera completou 17 anos e, para a estreia do novo site, gostaríamos de compartilhar parte dessa trajetória com vocês!

A Antera pelo olhar do nosso CEO

 

Capital de Risco é um instrumento fundamental para o desenvolvimento econômico e nos orgulhamos de ser um dos pioneiros na área!

 

O capital de risco ou venture capital (VC) é uma modalidade de investimentos alternativos que envolve a compra de participação em empresas com alto potencial de crescimento e rentabilidade, através da aquisição de ações ou de outros valores mobiliários, com o objetivo de obter ganhos expressivos de capital a médio e longo prazo (ABVCAP). Hoje, essa é uma modalidade bem conhecida e que tem ganhado destaque, mas seu florescer no Brasil é bastante recente.

O fundador e CEO da Antera, Robert Edwin Binder, compartilha conosco sua experiência, tendo acompanhado e atuado nessa área desde o início. Binder destaca que, no lançamento do Fundo Criatec (1º grande fundo de capital semente na América Latina), em 2007, a inovação ainda era desconhecida, poucos sabiam seu real significado e as barreiras para o seu desenvolvimento por uma startup eram enormes. O acesso ao capital de risco foi um dos instrumentos que permitiu que pudéssemos transpor esses obstáculos.

A Antera foi fundada em 2005 com o objetivo de suprir a lacuna existente, na época, para oferta de capital a novos empreendedores, especialmente aqueles empenhados no desenvolvimento inovador.

Nesse contexto, o capital de risco, não só contribui para o crescimento de novas empresas, que por sua vez geram resultados concretos (como emprego, impostos e valor pela inovação), como também ajuda a financiar a pesquisa e o desenvolvimento, possibilita um incremento de valor agregado dos produtos e serviços locais e democratiza a economia

Robert Edwin Binder, CEO da Antera, destaca que a inovação é o caminho mais curto para resolver nossos problemas como país, desde distribuição de renda, justiça social, preservação e recuperação ambiental e geração de resultados econômicos distribuídos. “A Antera procura ser uma empresa cidadã, no sentido mais amplo desta palavra, e orgulha-se de ter cumprido, até aqui, sua missão”, conclui Binder.

Precisamos, cada vez mais, desenvolver e estimular o capital de risco no Brasil, para gerar resultado econômico, social e ambiental que alavanque a mudança que necessitamos.

 

Fundo Criatec, a semente do capital semente brasileiro

 

O capital semente é fundamental no desenvolvimento das startups. Ele é a ligação entre o investimento semi profissional dos anjos e o investimento profissional dos fundos qualificados.

 

Em janeiro de 2007, o BNDES lançou o edital para criação do Fundo Criatec para investimento em empresas nascentes inovadoras. Segundo Robert Edwin Binder, nosso fundador e CEO, a Antera Gestão de Recursos e o Instituto Inovação (atual KPTL) geraram uma proposta vencedora para a chamada do Banco. "Quando iniciou suas operações, em novembro de 2007, o Criatec era não só o primeiro, mas o maior fundo de capital semente na América Latina, tendo como cotistas o BNDES e, entrando no ano seguinte, o Banco do Nordeste do Brasil", conta Binder.

Durante o período de investimento, foram feitos 36 investimentos e 14 follow-ons. Pra essa operação, foram analisadas mais de 1800 propostas, provando a existência da pequena empresa inovadora no Brasil e evidenciando a lacuna em capital semente diagnosticada. Além disso, foram criadas pelas investidas dezenas de patentes, centenas de novos produtos e/ou processos inovadores e centenas de empregos qualificados, trazendo a ciência brasileira para o mercado consumidor, agregando valor na maioria das cadeias produtivas nacionais.

 

 

Fundo Primatec, os ambientes de inovação como locus de valor

 

A importância dos ambientes de inovação no estímulo e suporte à inovação e ao empreendedorismo é notória!

 

A Antera é gestora do Fundo Primatec, iniciativa da FINEP que, em 2013, lançou um edital para a criação de um fundo focado em empresas provenientes de incubadoras de empresas e parques tecnológicos. Em parceria com a Brain Ventures, consultor operacional do Fundo, elaboramos uma proposta vencedora, estruturada para aproximar o mercado de venture capital das universidades e dos centros tecnológicos brasileiros.

Iniciamos a operação do Fundo Primatec em 2015 e, com ela, a construção da Rede Primatec de Parques e Incubadoras, que hoje se relaciona com 23 ambientes de inovação nacionais.

Robert Edwin Binder, CEO da Antera, destaca que o Primatec tem uma característica singular: para encorajar as incubadoras e parques a participarem do fundo, a FINEP devolve 30% da taxa de sucesso que obtiver no fundo diretamente para esses ambientes, gerando retorno e contribuindo para sua sustentabilidade.

O Primatec é hoje um fundo de R$100 milhões e tem como cotistas FINEP, BNDES, BANDES, BDMG, Fapemig e Antera/Brain. Já investimos em 15 empresas inovadoras e, esse ano, encerramos o período de investimento.

 

 

Pioneirismo, inovação e impacto

 

O sucesso de um fundo de investimento é medido apenas pelo retorno financeiro que ele gera para seus cotistas?

 

Nossa atuação em capital semente no Brasil resultou em 51 investimentos em ciência e tecnologias nacionais, com a geração de resultados positivos significativos, não só em termos econômicos, mas também na geração de impacto social e ambiental.

Além dos benefícios obtidos através do investimento em inovação e dos retornos financeiros obtidos através das saídas de sucesso em mais de uma dezena de investimentos realizados, nossos fundos geraram outros frutos para o ecossistema do venture capital nacional.

A operação pioneira do Criatec pavimentou a estrada do capital semente no Brasil. Robert Edwin Binder, CEO e fundador da Antera Gestão de Recursos, resgata que a equipe gestora do Fundo contribuiu para a criação de grande parte dos contratos, normas e procedimentos em prática atualmente. Além disso, os gestores regionais, atuantes nas 8 localidades nos quais o Criatec estava presente, se tornaram gestores de recursos de terceiros credenciados na CVM e seguem atuando na atividade.

Por essas e outras, acreditamos que o retorno gerado pela gestão de fundos de venture capital pode ir muito além de ganhos de capital!

 

Seguimos semeando, a Antera do futuro

 

"Seja a mudança que você quer ver no mundo".

 

O pensamento de Mahatma Gandhi, nos faz refletir sobre a história que vivemos e que, nessa postagem breve, compartilhamos com você. Espelhamos nela também nossos planos e próximos passos, que carregam um desejo e uma ação positiva de promover a mudança e o impacto, de continuar nossa trilha inovadora e de gerar grandes retornos!

Para construção do futuro, "Colocamos nossa reputação, credibilidade e fé inabalável no país, na cidade que nos deu berço e no poder transformador do empreendedor brasileiro para gerar resultados financeiros, melhorar o desenvolvimento humano e a preservação ambiental“, destaca Robert Binder, fundador e CEO da Antera.

Sem dúvida, o caminho que trilhamos geram as credenciais necessárias para seguir semeando, com o lançamento de novos fundos, o investimento nos empreendedores brasileiros e o estímulo contínuo ao desenvolvimento inovador nacional. Somamos a isso, nossa intencionalidade para geração de impacto positivo e nosso trabalho contínuo para alavancar a ciência e a tecnologia nas diversas regiões do Brasil.

Slide
Antera

Inscreva-se em nossa newsletter


Nos conte o seu nome :)
Acho que existe algo errado em seu e-mail.
Invalid Input

FALE CONOSCO


  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

REDES SOCIAIS



2022 © Antera Gestão de Recursos - Todos os direitos reservados.